Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG retorna com tema “Volta ao Mundo”

Apesar de barreiras linguísticas, seria a música capaz de interligar pessoas ao redor de todo o mundo? É essa a questão orientadora da 30° edição do Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG, com apresentações de crianças e jovens do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) e outras instituições de educação musical de Ponta Grossa. O evento, que se iniciou na segunda-feira (11) e segue com apresentações até o dia 14, traz uma mescla de músicas clássicas com composições educativas com temas pedagógicos.

Além das vozes das Meninas Cantoras do Conservatório Maestro Paulino, a Orquestra de Cordas também integrou a apresentação de abertura no Grande Auditório do campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O destaque da apresentação, e símbolo do evento, foi a apresentação de Adiemus, de Karl Jenkins. A orquestra não é escrita em nenhum idioma real, apenas fonemas que simulam os sons de diferentes obras de várias partes do mundo. A performance reforça a ideia de que, apesar de diferenças linguísticas, a música não precisa se fazer compreendida para ser sentida e conectar pessoas.

O evento é realizado pela UEPG, e pelo projeto de extensão multidisciplinar Educanto, que desde 2016 oferece a oportunidade de crianças e jovens se educarem musicalmente, na expectativa de que a experiência artística colabore no desenvolvimento humano integral. O projeto cumpre as normativas da extensão universitária da Política Nacional de Extensão Universitária CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 ao promover a conexão da universidade, o conhecimento e a interação do acadêmico com a comunidade. 

Rosiane Machado da Silva, diretora geral do CAIC, afirma que projetos musicais existiam na instituição desde 1993, sob a tutela da Profª Draª Maria José Subtil. Porém lamenta que, em determinado momento, o projeto foi encerrado. Naquela época, haviam intervenções musicais extensionistas e curriculares no Centro de Atenção de Atenção Integral à Criança, mas nenhum projeto regular até 2016 quando o Educanto surgiu. Quanto à importância da atuação do projeto, a diretora afirma, “é muito importante para o crescimento infantil. Nós somos seres musicais, né? Vai para muito além da socialização, é uma das linguagens do desenvolvimento da criança.”

O coordenador do evento, Ronaldo Silva, afirma ao público que “um encontro de coros é formado a partir de muitas mãos”. A colaboração foi um fator indispensável para a execução da apresentação da abertura. A formanda do Conservatório Lívia Andrade dos Anjos conta que os ensaios acontecem semanalmente às quartas. Inicialmente, a orquestra ensaiava sozinha e, a partir de junho, as Meninas Cantoras integraram as práticas semanais. “A música me ajudou muito a amadurecer e aprender, né? A lidar com as coisas da vida, […] foi muito bom na minha carreira musical e na minha vida pessoal e saúde mental. É um lugar e uma prática que me fazem muito bem”, comenta Lívia acerca da importância da música em sua vida.

As apresentações do 30° edição do Encontro de Coros Infantojuvenis da UEPG acontecem todos os dias às 19h30, no dia 12 no Grande Auditório da UEPG, e dia 13 e 14 no Auditório da Unicesumar. Também, na Central de Salas da UEPG Uvaranas, estão sendo apresentadas mostras dos Coros do CAIC, todos os dias às 13h30, até o dia 15. A entrada é gratuita e a programação completa pode ser consultada nos meios de comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, ou no quadro disponibilizado abaixo:

Dia 12 – Grande Auditório da UEPG, 19h30Infantis e infantojuvenis:
Coro Pequenos Adoradores;
Coral Ritmo da Vida;
Coro Infantojuvenil CAPG;
Dia 13 –  Auditório da Unicesumar, 19h30Infantojuvenis e jovens:
Coro Entre Tons;
Coro Infantojuvenil Avançado do Conservatório Maestro Paulino;
Coral teen CAPG;
Dia 14 – Auditório da Unicesumar, 19h30Infantojuvenis e jovens:
Coro Infantojuvenil Sagradinha São José;
Coro Integração;
Coro Arco-Íris;

Com edição e supervisão de Jessica Allana Grossi.