Com informações da Assessoria de Comunicação da ABC Projetos
A Escola Municipal Louise Foltran de Lara, na Vila Estrela, recebe durante o mês de outubro a exposição Novos Olhares, promovida pela ABC Projetos Culturais. A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à Vila Nova por meio de fotos e textos produzidos pelos moradores da comunidade. A exposição permanece na escola até o dia 20 deste mês.
O projeto Novos Olhares expõe a Vila Nova sob a perspectiva de quem reside no local. A comunidade começou a ser ocupada há cerca de 50 anos e hoje conta com o Vila Nova I, Vila Nova II Vila Nova III, sendo localizada entre dois lugares nobres da cidade. Moradores jovens e adultos passaram por 30 semanas de oficinas textuais e fotográficas instrutivas para a produção dos conteúdos. A exposição mostra a realidade, as histórias e as faces que fazem parte da Vila Nova, situada entre o centro e o bairro Vila Estrela.
Céres Correia Haymussi, pedagoga na escola Louise Foltran, conta que a exposição tem impactos no senso crítico das crianças. “Age na percepção do seu mundo, que se assemelha em alguns aspectos mas se diferencia em outros, em relação a outros lugares. Possibilita a valorização do seu eu e do seu redor”. Ela ressalta o projeto afirmando que ele “proporciona à comunidade, em geral, uma visão por outro ângulo e outra perspectiva de um lugar tão conhecido por eles”.
Sobre a interação das crianças com a exposição, Céres relata: “Gostam muito de encontrar rostos familiares, como mães, primos, vizinhos, amigos ou até eles mesmos. Por ser uma comunidade pequena, todos se conhecem”, afirma a pedagoga.
A coordenadora do projeto Vila Nova – Novos Olhares, Alessandra Bucholdz, conta que através das iniciativas está sendo possível fazer com que diversos grupos comecem a prestar mais atenção na localidade, o que poderá refletir na melhoria da qualidade de vida da população. “Ao ganhar visibilidade, a comunidade também começa a ser mais ouvida, criando possibilidades para que algumas de suas demandas básicas comecem a ser atendidas”, pontua.
A ABC Projetos Culturais desenvolveu a iniciativa com apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), por meio da destinação de IPTU. O projeto tem o patrocínio de Antonio César Bochenek, Giorgia Bin Bochenek e das empresas Belgotex do Brasil, Mercadomóveis e Prestes Construtora.
A exposição já circulou no Cine Teatro Ópera, no Campus Central da UEPG e no Instituto de Educação César Prieto Martinez. Os textos e imagens produzidos pelos moradores da Vila Nova também viraram lambes colocados na Vila e deram origem a um fanzine, um e-book e um livro, que deve ser lançado em breve.
O que é o projeto Novos Olhares?
O que é o projeto Novos Olhares?
Através de 15 oficinas de escrita criativa e fotografia, crianças, jovens e adultos residentes da Vila Nova, ganharam uma nova forma de ver o mundo. A população, que sofre com o estigma de nascer em uma comunidade, pode conhecer um pouco melhor sua própria história.
Para a exposição, foram selecionadas 20 fotos feitas pelos próprios alunos do projeto na comunidade. Os textos dos alunos e as fotos também foram publicados em formato online e você pode conferir clicando aqui. O projeto, que está sendo executado há dois anos, precisou ser paralisado diversas vezes devido a pandemia de Covid-19. As aulas foram realizadas na comunidade e no Instituto de Educação, através de uma parceria.
Segundo informações do e-book Vila Nova: Novos Olhares, não há levantamentos realizados pelo IBGE na área, mas há 245 famílias, totalizando 619 moradores que recebem algum tipo de benefício federal, segundo dados do CadÚnico de abril de 2022. O texto de apresentação do e-book reitera que a população da área se sente desassistida em relação às políticas públicas.
Você pode gostar:
Documentário Raízes do Treze será exibido em exposição
Exposição Indisciplinar promove vernissage no Acervo Municipal de Obras de Arte
Prédio histórico do Museu dos Campos Gerais reabre para visitação após 20 anos fechado