Com criação em 2021 o Selo Lambrequim busca dar visibilidade para a criação e produção de CDs, livros e eventos. Essa ideia não surgiu por acaso, Marco Aurélio de Souza, idealizador, escritor e editor do projeto, adquiriu gosto por música e livros ainda jovem.
“Desde a adolescência, venho cultivando essa paixão por tais objetos. Agora, trabalho para deixar a minha contribuição a esse universo, na forma da produção. Quando faço a produção executiva de um CD, estou assumindo uma responsabilidade perante o meu desejo de ter aquela obra em mãos, de forma física. Se ninguém lançou e eu tenho a possibilidade de fazer isso, por que não?”, comenta.
Já sobre os livros, Marco Aurélio relata que trabalha como escritor, e isso o levou ao maior interesse pelos processos que permeiam a criação de um livro, além da escrita. “O Lambrequim é a união dessas duas frentes do meu repertório cultural e uma aposta na conjunção de diferentes públicos, uma aposta na expansão da tribo. A promoção desses dois universos não é apenas algo que me fascina, mas é o mundo que escolhi viver” comenta.
Os lançamentos mais recentes do selo são Pra infância descansar livro de poesias do escritor Phellip Willian e o livro Lente Quente (2010-2019) do projeto de extensão do curso de Jornalismo da UEPG de mesmo nome.
Veridiane Parize, participante do Lente Quente na graduação, relata que a produção do livro traz aspectos de grande importância para a cidade. “Visto que a cobertura fotográfica feita pelos participantes do projeto, muitas vezes, foge do que a mìdia tradicional pauta. São retratos, registros despretensiosos do cotidiano de Ponta Grossa que só um fotógrafo ou fotógrafa do Lente Quente tem a expertise de captar”, completa.
Há pouco tempo foi finalizada mais uma campanha de financiamento coletivo para o lançamento de mais duas obras literárias. As obras Prisão sem Muros de Reinaldo Glusczka e O Intruso, de Marco Aurélio de Souza.
O livro prisão sem muros conta a história do próprio autor onde ele revisita a sua história de luta contra a dependência química. Já o livro de Marco Aurélio tem uma ligação direta com a primeira obra: O seu personagem principal foi inspirado na história de vida de Reinaldo. Prisão Sem Muros está completando em 2023, 10 anos de existência e será lançada a sua segunda edição.

O grupo já realizou diversos eventos de lançamento em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. Foto: Ligia Paula Couto
Serviço
Você pode encontrar as obras do selo Lambrequim nas redes sociais (instagram e facebook). As campanhas de apoio coletivo são anunciadas nas redes do projeto.
#PraCegoVer: Imagem do selo Lambrequim em um fundo preto. O selo é formado por uma forma geométrica amarela com a palavra “Lambrequim” inserida dentro da forma.
Comentários
Você pode gostar:
Miguel Sanches Neto realiza palestras sobre literatura em escolas
Projeto Chiquinho 16 anos anima crianças no II Festival Gralha Azul
Primeiro dia do II Festival Gralha Azul enfatiza importância da literatura paranaense