Com informações da Assessoria
Nesta segunda-feira (23), a autora paranaense Dione Navarro, em conjunto com a ABC Projetos Culturais, realizou o lançamento de 4 livros infantis direcionados a crianças com diferentes níveis de baixa visão. As obras fazem parte do projeto Viajando pelo Reino Encantado, que tem como objetivo promover a inclusão social de pequenos grandes leitores.
O evento, realizado na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI) de Ponta Grossa, contou com alunos e professores da instituição, além de representantes da Secretaria de Educação, Secretaria da Cultura do município, escritores e ilustradores. O projeto, produzido pela ABC Projetos Culturais foi criado pela escritora Dione Navarro e aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura – Governo Federal.
De acordo com a autora, tudo começou com o livro A Galinha Que Queria Ser Perfumista, uma obra produzida por ela e traduzida para o braille pela Apadevi. “Como forma de retribuição, comecei a contar histórias para as crianças e passei a observar a carência que eles têm de literatura infantil, porque nem todos leem em braille”, conta. Com isso, Dione, junto com a ABC Projetos Culturais, inscreveram o projeto Viajando pelo Reino Encantado, que gerou a oportunidade de criar a coleção.
Durante o evento, Dione destaca o trabalho da equipe nesta produção: os ilustradores que abraçaram a ideia e buscaram se qualificar para a nova aventura, como também os artistas que deram vida aos personagens nos diálogos dos audiolivros.
Segundo Josemari Bychinski Olinger, mãe de João Miguel Bychinski Olinger (11 anos) — uma das crianças atendidas pela Apadevi —, seu filho nunca se identificou com o mundo da literatura, devido a dificuldade na leitura, mesmo que em braille. No entanto, conta que João Miguel estava muito ansioso com o lançamento da coleção e com a possibilidade de conhecer livros por uma nova perspectiva: os audiolivros.
Além da versão impressa, as obras também foram lançadas em audiolivro com audiodescrição, buscando atender o público com cegueira ou não alfabetizado.
De acordo com a Diretora da Apadevi, Cilmara de Fátima Buss, a quantidade de obras voltadas a pessoas com baixa visão é muito limitada, deste modo, a instituição precisa constantemente buscar livros para realizar adaptações. “Ficamos muito felizes em ver que existem autores que pensam na questão da inclusão e na necessidade destas pessoas”.
Os títulos que integram a coleção são: Aventuras da Xeretinha na Ilha do Mel, Livros de Pedra, O Reino das Portas Fechadas e Rodopiando Versos. Os livros foram ilustrados por Waldomiro Neto, Élio Chaves e Wagner Muniz, e tiveram uma tiragem de mil exemplares por título. A coleção será distribuída de forma gratuita a instituições voltadas a pessoas com deficiência visual do Paraná, com o objetivo de democratizar o acesso à literatura.
A coleção Viajando pelo Reino Encantado ainda irá realizar o lançamento em Curitiba, no Centro de Educação Especial Natalie Barraga (Rua do Rosário, 144, 11º andar), no dia 01/07 às 14h, e no Instituto Paranaense de Cegos (Avenida Visconde de Guarapuava, 4186), no dia 02/07, a partir das 14h.
Comentários
Você pode gostar:
Miguel Sanches Neto realiza palestras sobre literatura em escolas
Projeto Chiquinho 16 anos anima crianças no II Festival Gralha Azul
Primeiro dia do II Festival Gralha Azul enfatiza importância da literatura paranaense