O projeto “O Palhaço, a Bailarina e a Alegria de Estudar”, protagonizado por Geovana Salgueiro e Robert Salgueiro (o Palhaço Picolé), encantou as escolas rurais de Ipiranga, cidade localizada a cerca de 175 km de Curitiba, com apresentações realizadas na última semana. O espetáculo, que mescla teatro, música e dança, abordou temas como bullying, depressão infantil e evasão escolar. A expectativa é de que o espetáculo crie um ambiente de reflexão e aprendizado para as crianças e adolescentes da cidade.
As apresentações aconteceram em locais que, geralmente, não recebem eventos culturais de grande porte. A escola Anita Puglia e a quadra da Escola João Leonel foram alguns dos espaços que acolheram o espetáculo. O projeto também chegou a comunidades rurais como Lustosa, Quatis, Avencal, Canguera e Indalécio, levando arte e educação a regiões que, até então, não tinham acesso a essa forma de apresentação.
A ação é apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e viabilizada pela Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o objetivo de descentralizar a oferta de eventos culturais e levar arte e educação para comunidades de pequenas cidades. Um dos destaques do projeto é sua acessibilidade cultural, com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e intérpretes de Libras para surdos, o que torna a experiência disponível para todos os alunos.
Próximos Passos:
Após as apresentações em Ipiranga, o projeto segue para Ponta Grossa. As apresentações acontecem em diversas escolas municipais até o final de agosto. O espetáculo retornará a Ipiranga no dia 25/08, na Escola São Brás, para mais uma apresentação capaz de causar reflexão no público.
Comentários
Você pode gostar:
“O Palhaço, a Bailarina e a Alegria de Estudar” já impactou centenas de alunos em PG
Festival Prosiá se despede com noite de premiações
Grupo Dia de Arte para Todos se apresenta em comunidades de Ponta Grossa