2ª edição do Folkween aconteceu no Rancho do Tuto e contou com jogos medievais, concursos, a banda Trovadores Celtas e bebidas típicas

No começo de agosto, antes mesmo de todos começarem a pensar em festas de Halloween (ou do Saci para os decoloniais), o grupo Carnafolk anunciou a 2ª edição do Folkween. O evento dedicado ao Halloween Medieval que aconteceu no dia 25 de outubro  é uma mistura de culto ao universo medieval com a cultura geek e atraiu centenas de pessoas ao Rancho do Tuto, um espaço campestre para eventos. 

No evento, os participantes experimentaram hidromel, lançaram flechas, entraram em combates contra seus oponentes, compraram espadas e armaduras medievais, duendes em garrafas e participaram de concursos. Para os contemporâneos, era possível comer lanches com hambúrgueres, pão no entrevero, fazer tatuagens e maquiagens, comprar itens de perfumaria, comprar roupas no brechó e até um fantasma do time de futebol Operário em uma garrafa. 

O concurso, que foi julgado pela família real de vampiros do evento, trouxe o troféu para três personalidades relacionadas ao medieval. O ganhador foi o famoso bruxo Merlin, conselheiro de Artur, que foi até o evento com uma torcida enorme. O prêmio de segundo lugar foi para a Necromante, Bruna Alcantara que montou sua fantasia inspirada em gatos. 

No desfile, ela mostrou aos jurados seus dois gatos nas marionetes. Os gatos, segundo Bruna, representam as sete vidas que podemos ganhar ou perder. Era a primeira vez de Bruna no Folkween e ela planeja voltar nos próximos anos. O terceiro lugar ficou com a fantasia de Orc, geralmente retratados como brutos, agressivos e maléficos. A apresentação para os jurados seguiu a linha mais retratada dos Orcs. 

A noite se encerrou com um show da banda Trovadores Celtas que tocam músicas na vibe medieval. 

A expositora Rúbia Skeika, que estava fantasiada de Leprechaun, duende do folclore irlandes, sempre participa dos eventos promovidos pelo Carnafolk. Ela estava expondo os seus duendes na garrafa e outros tipos de artesanatos que produz há mais de cinco anos. Para ela, é sempre uma honra participar do evento e a receptividade é muito bacana.

Para Thamyres Gomes dos Santos, que participa desde a 1ª edição do evento, o evento estava muito divertido e a música da banda Trovadores Celtas era muito boa. “É uma oportunidade que temos de nos fantasiar. Não é todo dia que podemos fazer isso!” ressalta Thamyres que estava com trajes da renascença e também participou do concurso de fantasia do Folkween.