Levar conhecimento, técnica e sensibilidade audiovisual para além dos grandes centros é a proposta do projeto “Captura de Imagens e Histórias”, idealizado pelo cineasta Luiz Fabiano Pinheiro. A iniciativa oferecerá aulas gratuitas de fotografia, produção audiovisual e captação de som direto, ampliando o acesso à formação cultural no Paraná e fortalecendo novos talentos locais. O projeto percorrerá as seguintes cidades do Paraná: Ivaí, Lapa, Imbituva, Palmeira, Guamiranga, Ponta Grossa, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Teixeira Soares e Porto Amazonas.
Ao promover formação técnica e estimular o olhar criativo, o “Captura de Imagens e Histórias” contribui para que novas narrativas sejam construídas a partir das próprias comunidades, valorizando identidades locais e fortalecendo o audiovisual paranaense.
Com atuação internacional em fotografia e cinema, Luiz Fabiano será o responsável pelas aulas de fotografia, compartilhando sua experiência com públicos diversos, incluindo ações voltadas a grupos minoritários e comunidades do interior. Já as aulas de produção audiovisual serão conduzidas por Mauro Helegda, diretor de cena com mais de uma década de atuação no setor, enquanto Renato da Silveira ficará à frente da formação em som direto, área fundamental para a qualidade das produções audiovisuais.
Como surgiu o projeto Captura de Imagens e Histórias?
As atividades começaram a ser estruturadas ainda em 2025, a partir de encontros e reuniões com gestores municipais, o que garantiu segurança, diálogo e o comprometimento das cidades envolvidas para receber o projeto. A proposta também contempla APAE’s e instituições de longa permanência, reafirmando o caráter inclusivo da ação.
O projeto nasceu a partir da sólida trajetória de Luiz Fabiano em iniciativas culturais que já impactaram milhares de pessoas, com destaque para os festivais FICcanoinhas, FICSAMAS Festival de Cinema e o Projeto Sobe a Luz do Olhar, além de experiências realizadas em países como Uruguai, Peru, Chile e Estados Unidos.
O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal, e conta com o apoio de @iesdebrasil e @Iuiz_fabiano_ibex.

Comentários
Você pode gostar:
Escritora disponibiliza curta-metragem de Chiquinho D’Alembebe no Youtube
Documentário sobre a bailarina boliviana Emma Sintani é produzido em Ponta Grossa
Festival de Cinema acontece na próxima semana em PG