Com informações a Assessoria
A nova exposição da série sobre o Fundo Foto Bianchi já está no ar no site do Museu Cenas de Ponta Grossa. A exposição ‘Infância’, com curadoria de Rafaela Prestes, apresenta um outro lado do acervo histórico de Luiz Bianchi: o de retratar todas as fases da vida. As novas fotografias fazem parte do projeto ‘Digitalização e Exposição do Fundo Foto Bianchi’, da Estratégia Projetos Criativos, com apoio da Casa da Memória Paraná, ABC Projetos Culturais e patrocínio do Sicredi.
Uma das finalidades dessa exposição é reafirmar a importância de um acervo fotográfico vasto e com diferentes temáticas. A Família Bianchi é conhecida pelos seus negativos que retratam locais e personalidades importantes para a região dos Campos Gerais. Contudo, como está sendo registrado nestas exposições, o acervo também possui um vasto número de registros de cenas pessoais, cotidianas e familiares. As fotografias foram digitalizadas e catalogadas pela historiadora Vitória Gabriela de Oliveira.
Para esta exposição, reuniu-se imagens que retratam situações posadas e espontâneas, a fim de trazer um recorte de como as crianças eram notadas no período. As 20 fotografias dispostas trazem tanto o papel social da infância da época, quanto a essência infantil que perdura pelos séculos. “As crianças eram também membros dignos de reconhecimento social e, para isso, a formalidade por meio das roupas e postura era importante. Porém, em outras composições, é possível notar a curiosidade exploratória e a alegria do desafio da imaginação”, comenta Rafaela.
Além disso, a exposição também busca retratar os ideais já observados na história. Um exemplo disso, segundo a curadora, é a fotografia de número 12 da série nomeada ‘Crianças’. Sem especificações de quem se trata, a fotografia traz duas crianças de idades diferentes. Enquanto a mais velha segura um carrinho com flores, a mais nova está com um brinquedo inusitado em mãos. Isso demonstra que existe uma “compreensão multifacetada de como a cultura da infância foi e é construída, pois, se observarmos o nosso tempo, reconhecemos mudanças significativas e, ao mesmo tempo, constataremos que as permanências ainda formam nossa sociedade contemporânea”.
O acervo de negativos em chapa de vidro do Fundo Foto Bianchi está sob responsabilidade da Casa da Memória Paraná. Ao total, o conjunto soma mais de 40 mil registros ainda em processo de higienização e catalogação. Até o momento, o Museu Cenas é responsável por digitalizar e publicar mais de 1.000 destas imagens.
‘Infância’ é a quarta exposição do projeto ‘Digitalização e exposição do Fundo Bianchi’. O projeto é uma realização da Estratégia Projetos Criativos, por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, o PROMIFIC, da Prefeitura de Ponta Grossa, Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. O patrocínio é do Sicredi.
Você pode gostar:
Documentário Raízes do Treze será exibido em exposição
Exposição Indisciplinar promove vernissage no Acervo Municipal de Obras de Arte
Prédio histórico do Museu dos Campos Gerais reabre para visitação após 20 anos fechado