Alunos de Ponta Grossa concluíram, no último sábado (30), o curso “Eletricidade, Sustentabilidade e Cultura”, promovido pela Arte Telúrica Produções Culturais

O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Aldir Blanc de fomento à cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal, com o objetivo de atender à demanda por profissionais capacitados de elétrica para atuar em produções no setor cultural.
O curso teve carga horária total de 50 horas, divididas em aulas teóricas e práticas. Além de livro didático produzido especialmente para a formação, as aulas práticas contaram com equipamentos novos adquiridos para o curso.
Kelly Baba tem projetos voltados para a cultura, especialmente na área de contação de histórias, e, por conta disso, participou do curso, pensando em ampliar conhecimentos de eletricidade para que pudesse aplicar nesse contexto: “Os conhecimentos adquiridos serão úteis tanto no dia a dia em casa quanto nos projetos culturais voltados à educação que pretendo desenvolver. E os conteúdos, aliados às práticas, superaram minhas expectativas. A metodologia de ensino foi excelente”, expõe.
A aluna destaca os momentos práticos como essenciais para o aprendizado: “Gostei muito de aprender a programação das luzes. Primeiro fizemos no próprio refletor e, depois, na mesa de iluminação. Foi interessante compreender todo o processo”.
O acesso ao curso foi inteiramente gratuito. Os alunos ainda participaram de uma visita técnica ao Teatro Marista. “Através das visitas, buscamos mostrar aos alunos a aplicabilidade prática do que aprendemos. Além disso, eles começam a perceber com maior clareza questões de mercado e empregabilidade”, explica o professor do projeto, Luiz Maurício Bucholdz.

REGISTRO PROFISSIONAL

Para a atuação como Eletricista em Espetáculos de Diversões, o profissional precisa de um registro profissional – popularmente conhecido como DRT. Este documento oficial   – definitivo, vitalício e válido em todo o território nacional – comprova a qualificação e a legalidade do profissional.

No Paraná, quem emite o Atestado de Capacitação para o registro profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho é o SATED. O sindicato, ao avaliar a ementa e estrutura do curso “Eletricidade, Sustentabilidade & Cultura”, produzido pela produtora cultural Arte Telúrica, aprovou a formação como um dos requisitos para obtenção do documento. 

Dessa forma, os alunos que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência no curso poderão utilizar o certificado como um dos documentos necessários para dar entrada no pedido de seu Atestado de Capacitação ou no processo de obtenção do DRT, com 50% de desconto nas taxas, mediante apresentação dos seguintes documentos: certificado de conclusão do curso conveniado; comprovação de atuação profissional nos últimos 12 meses e certificados de NR10 e NR35.

AGENDA

O curso “Eletricidade, Sustentabilidade e Cultura” irá percorrer ainda Paranaguá, Curitiba, Francisco Beltrão e Maringá. As inscrições para Paranaguá estão abertas através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScK_JP9k1RvZ4QoOdZG0aFQHKdEvWQ-EC8MRSt5CzjHC_6zjw/viewform e para Curitiba por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUrFCYpOQyYPVfha9N2O5iKLzfKz9bmIPTsQGAOHyJQQJruw/viewform