Projeto disponibiliza versões em áudio de críticas e resenhas, com interpretação de audiodescritora

A acessibilidade é um dos pilares do Hécate Literatura, projeto que divulga autores e autoras paranaenses por meio de críticas, resenhas e entrevistas semanais. Todos os conteúdos publicados recebem uma versão em áudio gravada e interpretada pela audiodescritora Thamyres Gomes dos Santos, garantindo que pessoas com deficiência visual também tenham acesso à produção literária do Estado.

Atriz, pós-graduada em Comunicação, Marketing e Audiodescrição, Thamyres é responsável por transformar cada texto em uma experiência sonora completa. Para ela, o trabalho no Hécate tem sido um encontro entre literatura, inclusão e identidade cultural. “Participar deste projeto tem sido incrivelmente gratificante. A cada novo texto, me entrego às histórias para fazer a leitura em áudio. É uma grande oportunidade de conhecer livros e autores paranaenses e contribuir para que essa literatura alcance mais pessoas”, afirma.

A audiodescrição se tornou parte essencial da missão do projeto, que busca democratizar o acesso à cultura e valorizar a produção literária do Paraná. “Divulgar a literatura paranaense também significa fortalecer nossa memória cultural. Fazer isso em formato acessível amplia o impacto social do projeto e garante que esses conteúdos cheguem a todos”, explica Thamyres.

A coordenadora do projeto, Jessica Allana Grossi, destaca que a acessibilidade não é um complemento, mas um compromisso ético dentro do Hécate. “O projeto só faz sentido se puder ser usufruído por diferentes públicos. A versão em áudio garante que leitores com deficiência visual também participem desse movimento de conhecer, valorizar e redescobrir escritores do nosso Estado”.

Com mais de 60 conteúdos planejados, o Hécate Literatura reforça sua proposta de aproximar leitores, ouvintes e autores, conectando diferentes públicos por meio de uma experiência cultural ampla e verdadeiramente inclusiva.

O Hécate Literatura é uma realização da Agência Hécate – Comunicação e Produção Cultural, com sede em Ponta Grossa (PR). O projeto pode ser acessado em hecateliteratura.com.br, e as novidades também são divulgadas pelo Instagram @hecateliteratura.

O projeto Hécate Literatura é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Paraná, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço:
Site: hecateliteratura.com.br

Instagram: @hecateliteratura