A Secretaria do Estado da Cultura do Paraná (SEEC) prorrogou as inscrições do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE). A nova data limite para submissões é dia 15 de janeiro de 2026, até as 18hrs.
A prorrogação aconteceu após a reivindicação de vários produtores culturais através do e-mail, do Conselho Estadual de Cultura do Paraná (Consec) e a atuação do Sindicato dos/as Trabalhadores/as das Cênicas e do Audiovisual no Paraná (SATED/PR) que emitiu uma nota pedindo a prorrogação do prazo das inscrições. Segundo a nota, já havia sido encaminhado um pedido em dezembro formal, mas foi indeferido. “Entendemos a importância da retomada do edital, mas os 41 dias de prazo coincidindo com o período de fim de ano, demonstraram insuficientes e desproporcionais à demanda de inscrição para muitos proponentes.” esclarece o Sated.
MUDANÇAS NO PROFICE 5ª EDIÇÃO
Neste ano, o PROFICE foi dividido em quatro eixos: Produção e Difusão Cultural; Festivais e Mostras ou Feiras e Festas Populares; Ações Educativas, Pesquisa e Publicações; Preservação e Valorização do Patrimônio Cultural, com investimentos totais de R$ 20 milhões.
Para este ano, as principais mudanças anunciadas foram a descentralização de recursos, acessibilidade e a transformação do PROFICE em uma política pública anual, com editais todos os anos. 60% dos recursos são destinados a projetos realizados em cidades do interior do Paraná, há 20% de vagas para pessoas negras, indígenas e/ ou com deficiência.
Também aconteceram mudanças no sistema de inscrição. Agora, todos os participantes do projeto, já na inscrição, devem ter seus currículos cadastrados como agentes culturais na plataforma Sic.cultura.
Para realizar as inscrições e conferir os tramites do edital, você deve acessar o site oficinal da Secretaria da Cultura do Paraná através deste link.

Comentários
Você pode gostar:
Companhia Municipal de PG apresenta O Quebra-Nozes
Kleber Bordinhão lança sua nova obra chamada Índice de Primeiros Versos
Festival de dança reconta o clássico “João e Maria” em PG