editais abertos

Inscrições do PROMIFIC encerram nesta sexta-feira 

A 5ª edição do Programa tem vigência para 2024 e 2025

O Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura – PROMIFIC  encerra suas inscrições neste dia 5 de janeiro (sexta-feira) as 23:59h . Neste ano as categorias de incentivo são de 18 mil na primeira categoria, 32 mil na segunda e 52 mil na terceira categoria. Os projetos inscritos na segunda e terceira categoria devem ter proponentes que já concluíram projetos em outras leis de incentivo, sejam municipais, estaduais ou em âmbito federal. 

Leia o edital completo aqui. 

Neste ano, as inscrições do PROMIFIC devem ser das seguintes áreas culturais: Artes Cênicas;  Artes Visuais;  Audiovisual; Literatura, Livro e Leitura;  Música;  Patrimônio Cultural Material e Imaterial;  Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares. Ao todo serão aprovadas 21 inscrições do PROMIFIC distribuídas entre as três categorias de incentivo. 

Quem pode participar do PROMIFIC? 

O edital é destinado a pessoas físicas maiores de 18 anos, com atuação na área cultural através de currículo comprovado e domiciliadas há, no mínimo, 02 (dois) anos no Município de Ponta Grossa. Pessoas jurídicas também podem participar das inscrições do PROMIFIC, desde que a empresa seja de natureza cultural de direito privado, com sede em Ponta Grossa, com, no mínimo, 02 (dois) anos de atividade, e atuação na área cultural através de currículo comprovado. O MEI também pode participar, desde que respeitada a legislação da modalidade. 

O que é o PROMIFIC? 

Através do PROMIFIC, os artistas e produtores da cidade de Ponta Grossa podem inscrever projetos para a captação de recursos. A captação acontece através da destinação do IPTU. O Programa foi previsto pelo Plano Municipal de Cultura e tem como objetivo facilitar o acesso a bens e espaços artísticos e culturais e atividades desenvolvidas na área da cultura pela população de Ponta Grossa. 

O PROMIFIC incentiva a produção, difusão e circulação de bens culturais ponta-grossenses, estimula o desenvolvimento cultural do Município em todas as suas regiões, garante a recuperação, preservação, difusão e ampliação do patrimônio cultural material e imaterial de Ponta Grossa, entre outros.