Instituição do terceiro setor mantém casas-lares para crianças em situação de vulnerabilidade e conta com o apoio da comunidade para seguir transformando vidas através da cultura

Com informações da Assessoria de Imprensa

Há 14 anos, o Núcleo Promocional Pequeno Anjo realiza um trabalho contínuo de acolhimento institucional de crianças em situação de vulnerabilidade social em Ponta Grossa. A instituição atua no formato de casas-lares, oferecendo um ambiente seguro, organizado e afetivo para crianças que chegam após situações de negligência, abandono ou direitos violados.

As atividades culturais no Núcleo Promocional Pequeno Anjo auxiliam no desenvolvimento pedagógico, possibilitam que as crianças tenham apoio em questões emocionais e trazem alegria, como conta Kelly Cristina Bida da Costa, a presidente do Pequeno Anjo. “As atividades culturais no Núcleo Promocional Pequeno Anjo dependem de projetos públicos e da ação voluntária. As crianças já tiveram aulas de música, dança, artesanato vindo de projetos da Prefeitura Municipal”, explica.

No momento, a instituição não conta com nenhum projeto cultural em andamento de forma voluntária. “Pelo viés particular, tiveram aulas de pintura em tela, em ateliê de artista plástico local”, conta a presidente. Para ela, a cultura é importante porque trás desenvolvimento social e a humanização dos pequenos acolhidos.

Conheça o ‘Pequeno Anjo’, instituição que acolhe crianças em PG há 14 anos

Atualmente, o Pequeno Anjo mantém quatro casas, estruturadas como lares, com rotina, cuidado e acompanhamento diário. O atendimento é voltado prioritariamente a crianças de 0 a 6 anos, com exceções em casos de grupos de irmãos, preservando vínculos familiares e o caráter humano do acolhimento.

No Pequeno Anjo, as crianças encontram estabilidade, atenção individualizada, acesso à educação, saúde, cultura e a possibilidade de reconstruir sua trajetória em um ambiente de respeito e dignidade. A instituição conta com profissionais contratados, cuidadoras responsáveis diretas nas casas e equipe pedagógica, garantindo cuidado qualificado e continuidade no atendimento.

Segundo a presidente da instituição, Kelly Cristina Bida da Costa, o maior desafio está na manutenção diária da estrutura. “Por funcionar de forma organizada e acolhedora, muitas pessoas acreditam que o Pequeno Anjo não enfrenta dificuldades. Na realidade, manter esse trabalho exige esforço constante, planejamento e o apoio da comunidade. Embora a instituição receba repasses públicos, eles não contemplam todas as despesas, o que torna fundamentais as doações”, destaca.

Ao longo de sua trajetória, a atuação do Pequeno Anjo impactou diretamente a vida de centenas de crianças e famílias, seja por meio do retorno ao convívio familiar, seja pela adoção.

Serviço | Pequeno Anjo – Ponta Grossa

Endereço: Rua Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, 1533 – Oficinas, Ponta Grossa – PR

Como apoiar: Pix – pequenoanjoadm@gmail.com 

Informações:

Recepção: (42) 3323-5958

Kelly Bida – Presidência: (42) 99915-0915

Denise Leifeld – Coordenação: (42) 99955-5776