Com informações da assessoria
O projeto Música para Todos, do músico Ricardo Correa, encerrou o ano de 2023 com 235 aulas musicais realizadas em entidades de acolhimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As aulas de música, desde o inicio do projeto, tem como objetivo a introdução à história musical e o ensino por meio de diferentes instrumentos. As atividades deste ano foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde, às terças, quartas e quintas-feiras, pelos professores Ricardo Correa e Juliano Amaral.
Ricardo Correa destaca a trajetória do projeto até agora. “O Música para Todos já tem sete anos de atividades, percorrendo diversas instituições e levando a experiência da aprendizagem musical para um público que dificilmente teria acesso”, assinala. O projeto é realizado em parceria com a Vara da Infância e Juventude.
Uma das entidades que recebeu a iniciativa foi a APAM, Associação de Promoção à Menina. A diretora Nair Lourdes Schoemberger aponta a importância das aulas para adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Como as meninas tem passagem temporária pela instituição, nós vimos que é importante estar aproveitando desta arte tão importante na vida das pessoas e, principalmente, na vida do jovem e do adolescente”, aponta.
A diretora valoriza os efeitos das aulas de música para os participantes. “Notamos que os adolescentes ficam felizes e radiantes em participarem do projeto e terem essa oportunidade, o que valorizamos muito”, diz. Além da APAM, as entidades a receberem as aulas de música foram a Francisclara – Resgate da Criança e da Família e o Instituto João XXIII.
Juliano Amaral, professor do projeto Música para Todos, fala sobre o andamento das aulas e a realização de apresentações musicais aberta ao público. “O projeto se desenvolveu bem, conseguimos atender vários jovens que aprenderam um pouco do universo musical e realizaram uma boa apresentação no Centro da Música recentemente”.
O professor é claro sobre suas expectativas para o Música para Todos no próximo ano. “A iniciativa fascina os jovens. Torço para que o projeto retorne em 2024 e que eles recebam esse estímulo para seguir na jornada musical”, afirma Juliano.
Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos Culturais, que realiza a produção executiva do projeto desde 2016, reafirma o papel social da iniciativa. “O projeto Música para Todos tem um alcance cultural e social bastante significativo na vida das crianças e adolescentes atendidos. Através da arte, esse público se sente acolhido, tocado e direcionado pelo poder transformador que emana da arte”, aponta.
O Música para Todos é um projeto aprovado pelo PROMIFIC – Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura. O projeto conta com o patrocínio da empresa Belgotex do Brasil, através da destinação de IPTU.
Você pode gostar:
Carminha canta João Lopes e outros Rocks em Ponta Grossa
Dia das Crianças terá show da Banda Casa Cantante no Buraco do Padre
História de Vila Velha se transforma em nova música da Banda Casa Cantante