Tá com calor? No cinema tem ar condicionado.
Eu estava lendo a newsletter do projeto Achados e Perdidos, realizado pela Transparência Brasil e pela Abraji e achei um dado bem interessante. O pedido da LAI, disponibilizado no site do projeto, solicita dados do Programa de Apoio Financeiro aos filmes Brasileiros de longa-metragem indicados ao Oscar, instituído pela Portaria nº 280 de 2008. Os dados são de 2008 a 2021. Quer saber o resultado?
O apoio financeiro da ANCINE apoiou um filme quase todo ano, exceto pelos anos de 2012, 2020 e 2021, segundo a newsletter Achados e Perdidos.
Filmes disponíveis nos cinemas de Ponta Grossa
Nos cinemas da cidade estão passando filmes de desertos e de muita água. Duna 2, está entre nós e a divulgação está pesadíssima porque está fazendo trinta graus todos os dias nessa semana, em breve estaremos usando trajes que reaproveitam a água do nosso corpo (eu li isso no x = antigo twitter e acho provável). O outro filme é o Desespero profundo, que quem manja de semiótica vai adorar porque é um avião embaixo de um mar cheio de tubarões, deve ser um daqueles clássicos de domingo a tarde. Tem um filme de terror também, chamado Imaginário – Brinquedo Diabólico que parece que é um filme, com certeza.
Pra quem gosta de farofa tem um da Sydney Sweeney onde o cartaz diz que ”Eles apenas parecem ser o casal perfeito” meu Deus, confesso que estou muito curiosa. Como assim? O nome do filme é Todos Menos Você. A representatividade brasileira está dando as caras no filme Os Farofeiros 2, honestamente, não tenho comentários, quer ir assistir, vá. Mas se preferir, tá passando também O Menino e a Garça, que ganhou o Oscar de melhor animação!
Tem mais dois filmes lá, um de Kpop e um de crente que eu não consegui nem ler o nome.
Audiovisual em Ponta Grossa
Nesse mês, o Cripto lançou a newsletter de março e falou de um projeto que está acontecendo devido a Paulo Gustavo. Todo sábado você vai ter um encontro marcado com o Palhaço Picolé no Youtube. Com duração de 90 minutos e convidados especiais, o programa promete divertir toda a família. Quer dar uma espiada? Clica ai no link pra ver o primeiro ep.
O coletivo Inajá está promovendo um mapeamento dos profissionais do Audiovisual em Ponta Grossa. O formulário está disponível nesse link, caso você tenha interesse. Os dados vão ficar disponíveis para que outros profissionais, empresas e contratantes consigam te achar! Bacana né?
Você pode gostar:
Psiconautas, los niños olvidados vai além de uma simples animação
Jornalismo utilitário: cronicamente falando sobre filmes que estão em cartaz na cidade
Paraná possui plataforma destinada às produções artísticas do Estado