Centenas de alunos da rede pública dos Campos Gerais prestigiaram um projeto que uniu arte, educação e inclusão social

O projeto “O Palhaço, a Bailarina e a Alegria de Estudar”, protagonizado por Geovana Salgueiro e Robert Salgueiro, saiu de circulação em agosto. A turnê foi marcada por impacto social e cultural em 40 apresentações gratuitas em escolas públicas de Ipiranga, Ponta Grossa e Porto Amazonas.

O espetáculo combina teatro, música e dança em uma proposta lúdica que trata de forma leve e acessível questões sensíveis como bullying, depressão infantil e evasão escolar. Ao longo do mês, o projeto aproximou estudantes da linguagem artística, despertando reflexões sobre convivência, respeito e empatia dentro do ambiente escolar.

Segundo a produtora e protagonista Geovana Salgueiro, “A cada escola que passamos vimos nos olhos das crianças a alegria de aprender de um jeito diferente. É muito gratificante perceber que o projeto deixou marcas positivas e mostrou que a arte pode transformar realidades”. Ainda no tópico de aprendizado em diferentes maneiras, o projeto se destaca pela acessibilidade cultural, com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e intérprete de Libras para surdos.

O artista Robert Salgueiro também destacou a importância da iniciativa: “Nossa missão foi levar um pouco de esperança e diversão, mas recebemos muito mais em troca. O carinho dos alunos e professores é a prova de que a cultura precisa estar presente no dia a dia das escolas”.

Impacto e ApoioA ação foi viabilizada pela Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Além das apresentações, também estão sendo realizadas oficinas gratuitas de circo em entidades de assistência social de Ponta Grossa que atendem pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do projeto com inclusão e transformação social.