A expectativa é de que novas edições do curso aconteçam, tanto em São Mateus do Sul quanto em cidades vizinhas

Entre os dias 28 e 31 de julho de 2025, jovens e adultos de São Mateus do Sul participaram do Curso Presencial de Fotografia Profissional voltado a formação técnica e à inclusão social através da arte.

O curso foi viabilizado por meio de uma parceria entre dois projetos, o Festival Internacional de Cinema de São Mateus do Sul e o projeto Sob a Luz do Olhar, que juntos uniram esforços para promover a democratização do acesso à cultura e o desenvolvimento de talentos no audiovisual.

A realização contou com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Aldir Blanc.

O curso teve como principal objetivo capacitar novos fotógrafos, incentivando o protagonismo de cada estudante com criatividade e a geração de renda por meio da arte. Voltado especialmente a jovens em situação de vulnerabilidade social encaminhados pelo CRAS, alunos e alunas do Centro da Juventude, e também à população em geral, ministrado pelo cineasta e agente cultural Luiz Fabiano Pinheiro, o curso combinou aulas teóricas, exercícios práticos com equipamentos profissionais de fotografia modernos e atividades de reflexão coletiva sobre o papel da imagem na sociedade.

Com uma abordagem acessível e inclusiva, os participantes foram convidados a desenvolver um olhar autoral, sensível e crítico, explorando temas como identidade, território e realidade local através da fotografia. “Mais do que ensinar técnicas, buscamos despertar o potencial criativo de cada participante, ajudando-os a enxergar a fotografia como uma profissão possível e uma ferramenta de mudança”, afirma Luiz Fabiano.

A proposta do curso vai além da formação artística. Ao oferecer qualificação em fotografia, o projeto busca abrir portas para o primeiro emprego, especialmente em áreas como, produção de fotografia, eventos, mídias sociais e empreendedorismo criativo.

Com grande adesão e retorno positivo da comunidade, a expectativa é de que novas edições do curso aconteçam, tanto em São Mateus do Sul quanto em cidades vizinhas. A fotografia, além de linguagem artística, tem se mostrado uma poderosa ferramenta de inclusão, autoestima, expressão e geração de oportunidades.