Projeto foi promovido pela Dali Projetos Criativos em parceria com a UTFPR-PG

Ponta Grossa recebeu em setembro o curso Técnico de Som: Qualidade & Sustentabilidade, realizado pela Dali Projetos Criativos em parceria com o SATED Paraná (Sindicato dos Artistas e Técnicos das Artes Cênicas e Audiovisual) e a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), por meio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias. O curso teve como objetivo capacitar interessados na área de operação e manutenção de equipamentos de áudio com foco em produções culturais.

Valmir Oliveira, que atua na área de eventos como DJ, expõe que o curso atendeu suas expectativas, principalmente pela quantidade e qualidade dos conteúdos abordados. A busca pelas aulas foi para qualificar suas atividades profissionais e as possibilidades de montagem de cena sobre mesa digital foi o tema que mais o marcou. Os alunos do curso realizaram uma visita técnica à Rede Massa, a fim de aproximá-los do mercado e cenário profissional: “Foi sensacional ver na prática todo o funcionamento”, complementa Valmir.

O curso de carga horária de 50 horas foi dividido em aulas teóricas e práticas. As aulas foram ministradas pelos professores Luiz Vinicius Taborda Pacheco, docente e produtor musical, e Luiz Maurício Bucholdz, que por 30 anos atuou como Técnico de Ensino Sênior do SENAI de Ponta Grossa.
Nas aulas, os participantes tiveram contato com conteúdos como fundamentos do som, uso de equipamentos de áudio e softwares de edição, técnicas de equalização e microfonação, noções de tratamento acústico, entre outros temas.

O projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.

REGISTRO PROFISSIONAL
A atuação como Técnico de Som em Espetáculos de Diversões depende do popular DRT, registro profissional vitalício, que comprova a capacidade do indivíduo para atuar na área. No Paraná, o SATED, junto à Delegacia Regional do Trabalho, é responsável pela emissão do Atestado de Capacitação para o registro profissional. O sindicato, ao analisar a ementa do curso Técnico de Som, aprovou a formação como um dos requisitos para emissão do registro, desde que haja pelo menos 75% de frequência. Os alunos também têm 50% de desconto nas taxas para o DRT solicitado em até 180 dias.