Com informações da Assessoria
A Banda Casa Cantante, formada pelos artistas Juliani Ribeiro e Joãozinho, lança digitalmente nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, às 20h, no canal do YouTube, o show cênico ‘Saudades da minha terra’, com participação do ator Eduardo Godoy. O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura e operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, com produção da Estratégia Projetos Criativos.
Ao som da música raiz, a apresentação une contação de histórias, música e lembranças do passado, através de um diálogo intergeracional, a fim de construir e preservar uma memória identitária local. No enredo é contada a história de um retirante que, na década de 1950, deixa seu sítio no Roxo Roiz para tentar a vida na cidade grande, conhecendo espaços marcantes de Ponta Grossa como o Ponto Azul, Clube Dante Alighieri, Mansão Villa Hilda e a Cervejaria Adriática. Com aproximadamente 40 minutos de duração, o espetáculo também relembra paisagens e o cotidiano da área rural no século passado.
Juliani Ribeiro, vocalista e compositora da Banda Casa Cantante, vê o projeto como uma forma de manter sempre viva a memória de muitos ponta-grossenses que também deixaram seu ‘rancho fundo’ em busca de uma vida melhor na cidade grande. “A Banda sempre fez música para crianças de todas as idades, sendo elas de 0 a 120 anos, e poder fazer um projeto tão bonito e tão cuidadoso para o público que é criança há mais tempo é gratificante. Estamos ansiosos para ver a opinião do público sobre a escolha das canções, o cenário e a própria história”, comenta.
O repertório do espetáculo, além de ser uma homenagem aos grandes nomes da Música Popular Brasileira, com canções de Chitãozinho & Xororó, Roberta Miranda, Almir Sater, Luiz Gonzaga e Sérgio Reis, entre outros, também inclui a música ‘Passarinhos’, de autoria da Banda Casa Cantante e gravada no primeiro CD do grupo. Além da música e da história, o show cênico também utiliza de elementos da linguagem típica ponta-grossense.
Para Joãozinho, cantor, violonista e compositor da Banda, a gravação do show cênico é uma experiência muito gratificante, pois permite apresentar para as novas gerações os sucessos que marcaram a época. “Todas as escolhas musicais foram pensadas para garantir uma narrativa que fosse verdadeira, acolhedora e emocionante, e acredito que conseguimos alcançar isso. Poder apresentar para o nosso público infantil músicas como ‘Rancho Fundo’ e ‘Majestade, Sabiá’ permite que a música e a memória permaneçam sempre vivas”, afirma.
O projeto é realizado pela Banda Casa Cantante e conta com produção executiva da Estratégia Projetos Criativos, apoio da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) e incentivo da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal operacionalizado em Ponta Grossa pela Secretaria Municipal de Cultura. A gravação foi realizada na Fazenda Pedra Verde, com captação de áudio de Tarcísio Marenda Studio e captação e edição de imagens da ALB Vídeo. O vídeo conta com intérprete de Libras e legendas, garantindo acessibilidade a pessoas surdas ou com baixa audição.
Você pode gostar:
Carminha canta João Lopes e outros Rocks em Ponta Grossa
Dia das Crianças terá show da Banda Casa Cantante no Buraco do Padre
História de Vila Velha se transforma em nova música da Banda Casa Cantante