cosplay

Evento Geektopia promove encontro temático na cidade 

Agora foi a vez dos Otakus se reunirem para celebrar o natal

Através de um evento promovido pelo Conselho de Cultura POP de Ponta Grossa (CCPOP), promovido no domingo, dia 17 de dezembro, crianças, adolescentes, jovens e adultos do universo geek se reuniram para celebrar um evento de natal do Geektopia na Pizza Frita, no bairro órfãs. 

No evento, todos os integrantes da cultura geek da cidade puderam celebrar, interagir e compartilhar seus gostos em comum. O evento também contou com um concurso de Cosplay, jogos de videogames, swordplay, flash tattoo,  boardgames e lojas de produtos personalizados. Como ação de contrapartida, os participantes do evento doaram sachês de alimentos para gatos e cachorros da Casa Los Lobos e Los Gatos. 

O Conselho de Cultura POP da cidade é responsável por promover encontros e eventos. O tradicional evento Geektopia, é hoje o principal evento da cidade voltado à cultura geek. A principal missão do CCPOP é continuar promovendo encontros e captando patrocínios, pois é através dos patrocínios que é possível realizar os eventos. 

Como surgiu o Conselho de Cultura POP de Ponta Grossa?

O CCPOP foi idealizado em 2022 e surgiu em 2023 através de um grupo de amigos que decidiu “reunir as mentes nerds da cidade” como conta Ariadene Caillot, integrante do conselho. Cada fandom, um conjunto de pessoas de um fã-clube, tem seu espaço, desde o KPOP, games, animes, filmes e franquias de filmes ou até de jogos de tabuleiro. 

Para integrar o conselho atualmente, é necessário comprovar currículo na área geek. Para adimitir um membro, todos os aspectos são levados em conta desde a experiência profissional, o envolvimento com a cena, até a experiência acadêmica. Após selecionado, o candidato faz um teste e os membros do Conselho avaliam se ele pode participar ou não. Atualmente, o Conselho conta com 22 integrantes. 

Ariadene Caillot conta que antes do CCPOP havia apenas encontros esporádicos na cidade e muitos dos geeks precisavam sair do município para se reunir. A sistematização do Conselho fez com que as reuniões em Ponta Grossa atraíssem geeks de outras cidades da região, como Curitiba. “Até mesmo Curitiba que existem muitos eventos, não há eventos sistematizados e as pessoas de lá estão querendo vir para os nossos aqui da cidade.” complementa. O motivo é muito simples, em Curitiba há um circuito competitivo que faz com que os participantes não interajam entre si, ao contrário dos eventos de Ponta Grossa que são promovidos com o objetivo de integração. 

Thais Helene é uma participante assídua dos eventos do CCPOP e participa dos fandoms de anime e boardgame. Ela conta que conheceu muitos amigos no ano de 2023 graças aos encontros. “Estava mesmo faltando eventos aqui na cidade. Eu tinha que ir para Curitiba. Esse ano eu até postei nas redes que a maioria dos amigos que tenho hoje eu conheci nesses eventos.” 

Cosplay em Ponta Grossa 

Tifani Lanzoni, integrante do Conselho de Cultura Pop de Ponta Grossa, confirmou que um dos eventos mais procurados é o Concurso de Cosplay e em segundo lugar, eventos de KPOP. “É porque o Cosplay abrange todas as áreas, une todas as tribos porque todos os participantes fazem cosplay, seja de jogos, de filmes, de animes e até de KPOP”. 

Na primeira edição do Geektopia houveram mais de 20 inscrições para o concurso de Cosplay. Cristian Oliveira, foi o jurado do Natal Otaku no domingo e também foi o jurado do concurso promovido na 1ª edição do Geektopia. Antes de ser jurado, Cristian é cosplayer e acha essa experiência muito gratificante. “Eu já concorri como eles e eu sei o tamanho do empenho da galera. É muito massa ver esse movimento agora da posição de jurado.”. Ele explicou que são sempre duas categorias de inscrição. A primeira é o ‘Desfile’, onde os candidatos desfilam para uma plateia e a segunda é a de ‘Apresentação’, que na opinião do Cristian é a mais legal porque os candidatos incorporam os personagens e atuam. 

Cristian comenta sobre a importância do evento. “Esses eventos são muito importantes porque a cultura nerd não é uma cultura que é muito valorizada e a galera que curte se sente incluída.” 

O que o Conselho de Cultura POP de Ponta Grossa vai aprontar ano que vem?

Para o ano que vem, a organização e o Conselho querem promover ao menos dois eventos Geektopia, um em cada semestre. Mas para isso, estão em busca de patrocínio. Também há negociações de participação com Geek Festival, outro evento da área geek na cidade. 

Nesse ano, o Geektopia 1ª edição reuniu mais de 500 pessoas e esgotou os ingressos em menos de 2 semanas. Isso deixou a organização do evento bem animada para continuar o trabalho aqui na cidade. Ariadene comenta que o CCPOP promove eventos raiz, que unem o pessoal. Para Tifani, o foco é inclusão, desde os pequenos nerds, as crianças, até os nerds adultos, com mais de 40 anos. A inclusão é uma meta pretendida pelo grupo.