Foto: divulgação

Festival Memorabilia: Luis Melo e Alice Ruiz discutem a nova geração 60+ no Brasil

O evento aconteceu em Ponta Grossa com o objetivo de valorizar a geração 60+

Com informações da Assessoria

Na sexta-feira, 12 de julho, o público participou de uma mesa de conversa sobre os desafios e realidades de quem integra essa nova geração com mais de 60 anos. O bate-papo, que começou às 19h, no Cine-Teatro Ópera, contou com a presença da escritora Alice Ruiz, do ator Luis Melo, do músico Lydio Roberto e da professora aposentada Maria José Subtil, com mediação da jornalista Ana Cláudia Gambassi. A entrada foi gratuita e aberta para todos, independente da idade.

O Festival Memorabilia, que promoveu um show no Ópera no sabádo (13/07) é realizado pela Diálogos Culturais, com produção da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos.

O público e os participantes trocaram vivências e discutiram como é o processo de envelhecimento nessa geração e em seus respectivos espaços de atuação profissional. Para Eziquiel Ramos, diretor geral do evento, o propósito é criar um ambiente que seja inovador e que ressignifique o pensamento dos presentes de como uma pessoa de maior idade pode se comportar. “Existe uma geração que está envelhecendo com você. Então, quando pensamos em quem é essa pessoa, como ela se comporta, quais suas atividades de lazer e de que forma ela está incluída na sociedade, nós já estamos quebrando alguns paradigmas sociais”, comenta.

“Discutir a nova geração 60+ é falar sobre uma comunidade totalmente ativa, criativa, com energia para viver e que continua trabalhando e produzindo. E é nesse ambiente criativo que a presença de grandes nomes de diferentes áreas de atuação fortalece o debate e a importância do Festival”, conta o diretor de produção, Eduardo Godoy.

Programação

O Festival Memorabilia 60+ é um projeto multicultural com programação diversa. Na agenda, o público acompanhou o show inédito que reuniu os mestres da música regionalista Álvaro Bueno, Boró e Silvestre Alves no sábado, dia 13/07 às 20h; Também foi realizada no mesmo dia, uma Mostra Regional de Talentos Musicais, com a participação de 15 atrações da região às 15h. No domingo, foi possível acompanhar a exposição interativa ‘A Música da Minha Vida’ e show de encerramento com o cantor Moacyr Franco às 19h com ingressos que esgotaram na semana anterior do evento. Toda a programação foi gratuita e aconteceu no Cine-Teatro Ópera da cidade de Ponta Grossa.

Convidados da Mesa de Conversa

Alice Ruiz é poeta, haicaísta e compositora. Com mais de 20 livros publicados, é vencedora, dentre outros, do Prêmio Jabuti de Poesia em 1989 (‘Vice Versos’) e 2009 (‘Dois em Um’). Além disso, suas composições musicais já foram gravadas por artistas como Zeca Baleiro, Adriana Calcanhoto, Ney Matogrosso e Cássia Eller. É uma das curadoras da exposição ‘Múltiplo Leminski’, que passeia pela vida de Paulo Leminski, que foi seu marido.

Já Luis Melo é ator e empreendedor, criador do Campo das Artes, espaço multicultural em São Luiz do Purunã. Entre seus principais trabalhos estão as novelas ‘O Cravo e a Rosa’, ‘A Casa das Sete Mulheres’, ‘Hilda Furacão’, e os filmes ‘O Auto da Compadecida’, ‘Caramuru – A Invenção do Brasil’ e ‘Chico Xavier’. Atualmente está em cartaz com o premiado espetáculo ‘Mutações’.

Participou também da conversa o cantor e compositor Lydio Roberto, criador do grupo Alla Breve, com quem realizou diversas apresentações e participações em festivais de música pelo Brasil. Atualmente, o músico coordena o grupo de vivências musicais Coisas de Alice, é membro da equipe pedagógica da Cântaro Arte-Educação e integra o Movimento Brasileiro da Canção Infantil. A mesa conta ainda com a professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Maria José Subtil. Graduada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, mestre em Educação pela UEPG e doutora em Engenharia de Produção/Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Maria José participou da implementação dos cursos de licenciatura em Música e Artes Visuais da UEPG. 

Realização

A realização do festival é da Diálogos Culturais, com direção geral de Ezequiel Ramos e produção de Rafaela Prestes (Inspire Projetos Criativos) e Eduardo Godoy (Estratégia Projetos Criativos), com apoio da RPC e Rujô. O evento é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, oriundos do Governo Federal para o edital Paraná Festival, gerido pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Interessados podem acompanhar as informações através do Instagram @dialogosculturais.