Em sua 4ª edição, o evento Geektopia já se tornou um ponto de encontro anual para aqueles que participam da cultura geek em Ponta Grossa, e no Paraná. Neste ano, nos dias 16 e 17 de agosto, os participantes puderam integrar a cultura geek através de concursos cosplay, danças do K-pop, RPGs e jogos de mesa, expositores de lojas geek, vendedores e era possível até fazer uma tatuagem durante o evento.
Como convidadas especiais, as dubladoras Mariana Torres, dubladora de personagens como Feiticeira Escarlate (Universo Cinematográfico da Marvel), Raven (As Visões da Raven), Ravena (Jovens Titãs), Katniss Everdeen (Jogos Vorazes), entre outros; e a dubladora FehDubs dubladora da Shijima Mei (Hanako Kun), Ururu Fleur (The Wrong Way To Use Healing Magic), Nekoma Hirune(Lenda do VTuber) e outros personagens, nas animações e no youtube. Os fãs puderam conhecer as dubladoras das suas animações e séries preferidas, além de prestigiar a profissão que, atualmente, está em risco com o uso crescente da Inteligência Artificial nas produções de grandes estúdios. A preocpação pauta o debate acerca da regulamentação do uso de IA nos estúdios de animação, desde 2024.
Ao andar pelo Clube Verde, local em que foi sediado o evento neste ano, era possível ver vários cosplays. Alguns reconhecíveis por sua divulgação na cultura pop e outros mais undergrounds. A integração entre os cosplayers no salão principal era o ponto alto do evento. Era possível ver a versão Hatsune Miku Brasileira, que se tornou meme em 2024, caminhando ao lado da Rainha de Copas, de Alice No País das Maravilhas, próxima da Mia Colucci, de Rebelde.
O concurso de cosplayers contou com três juradas da área. Houve a etapa de dança no kpop e também o concurso de cosplayers. Os vencedores do concurso ganharam troféus e prêmios em dinheiro.
Naquele sábado, era a primeira vez que Gustavo participava de um evento geek com cosplay. Sempre participou dos eventos geeks, mas sem a caracterização que os torna tão identificáveis. Coincidentemente, o nome do personagem que estava fazendo cosplay era Gustave, um francês do recente RPG de sucesso Clair Obscur: Expedition 33. Para ele, que participa desde a adolescência, o evento de caráter cultural é muito interessante porque permite ver pessoas diferentes. “Aqui eu não me sinto tão estranho”, comenta rindo.
Já Paloma Portela, que fez cosplay de Bloom das Winx e Patrícia Portela, que fez cosplay de Little Misfortune, de um jogo de vídeogame, são conhecidas em todos os eventos geeks da região. Elas sempre acompanham há anos aqui na cidade. Antes, precisavam viajar para fora de Ponta Grossa e nos últimos quatro anos acompanharam o Geektopia. “A gente vem em todas! Esse ambiente é muito legal”, ressalta Paloma.
Além do evento anual do Geektopia, o Conselho de Cultura Pop da cidade de Ponta Grossa promove pequenos eventos ao longo do ano para manter o grupo unido. Você pode acompanhar todos os eventos do Geektopia no Instagram e também a movimentação do Conselho de Cultura Pop clicando aqui.
Veja nossa galeria de fotos do evento!
TEXTO MUITO BEM NARRADO