Com informações da Assessoria
O Grupo de Teatro Universitário da UEPG (GTU-UEPG) entra em nova temporada com a peça “Aquele Que Diz Sim, Aquele Que Diz Não” escrita por Bertolt Brecht e dirigida por Gabriel Vernek. A peça, encenada pela primeira vez em 2024 no FENATA, ganha uma temporada de apresentações com um novo elenco e novas propostas, através do PROMIFIC, a lei de incentivo à cultura municipal.
Vernek explica que a montagem é atrativa à todos os públicos: “Essa peça é um clássico do teatro épico de Brecht, sendo um texto que convida o público a refletir sobre o nosso lugar na sociedade. A forma como o grupo estruturou o espetáculo propõe momentos de alegria, crítica e valorização da linguagem, e o público vai se divertir e vai ser surpreender com o avanço que o GTU teve de um ano e meio pra cá”, aponta o encenador.
O texto conta a história de um menino que diante de uma grave epidemia decide enfrentar uma perigosa caminhada, junto de um professor e um grupo de estudantes, em busca de remédios para sua mãe. O personagem acaba adoecendo no trajeto, e o grupo precisa decidir se segue viagem, mesmo sabendo que a presença do menino coloca a missão em risco. A peça conta com dois momentos em que a história praticamente se repete, mas o final é completamente diferente nas duas versões.
Daniel Frances, ator e produtor artístico do projeto reforça a importância de uma temporada de apresentações como essa para a construção de público de teatro da cidade. “Quando você faz uma temporada de apresentações, você demonstra para a cidade e até para o elenco que a arte tem sentido, que vale a pena ser vivida e que ela precisa ser vivida em toda integridade”, Segundo Frances, a expectativa é que o público engaje com as apresentações e cada vez mais crie uma cultura de amar e frequentar o teatro.
Daniel Frances é o responsável pela reestruturação do Grupo em 2023, e aponta a importância de um Grupo de Teatro Universitário na cidade. “O GTU continua pulsante, ele vem pra mostrar o quanto a arte é dignificante, o quanto a arte é empática e o quanto a arte dá um sentido à vida”, explica.
Raylan Marinho, diretor musical da peça, aponta que a musicalidade é uma peça chave do espetáculo ‘’A questão musical é uma das peças centrais dessa peça, ‘Aquele que diz sim, aquele que diz não’ foi criado como uma ópera escolar e aí quando se fala em uma ópera a gente pensa em música, o próprio Brecht quando escreveu a peça elaborou algumas canções, e no processo de direção com o Gabriel, nós fomos criando nossas próprias canções originais’’. Raylan é estudante de música e explica que o processo criativo das letras
e melodias foi um processo conjunto com o diretor, definindo a mensagem, as melodias e quais os instrumentos que faziam sentido para a composição.
Vernek convida o público a assistir à peça e acompanhar de perto as mudanças desde a primeira apresentação. ‘’Nós estamos muito felizes e entusiasmados. Somos um grupo de mais de vinte pessoas, é um elenco realmente muito grande. Estamos preparados para fazermos 8 apresentações na cidade, e muito dessa expectativa é entender como a peça vai se relacionar com outros espaços físicos e outras arquiteturas teatrais, pois nossa montagem realiza apropriação da arquitetura cênica, sendo sempre ensaiada e apresentada no grande auditório da UEPG, e agora nós vamos para o SESC Estação Saudade, para o Cine Teatro Ópera, e para o CECI.” complementa o encenador.
O cronograma prevê oito apresentações gratuitas para o público.
DATAS: 05, 06, 07 DE JUNHO ÀS 20:00 e 08 DE JUNHO ÀS 18:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA UEPG CENTRAL.
Acessibilidade: no dia 8 de junho a peça conta com intérprete de libras.
DATA: 15 de junho (domingo) às 17:00 e às 19:00
LOCAL: CECI – Centro de Estudos Cênicos Integrados (R. Dr. Colares, 811 – Centro)
DATA: 22 de junho às 16:00
LOCAL: SESC ESTAÇÃO SAUDADE
DATA: 28 de junho às 20:00
LOCAL: CINE TEATRO ÓPERA
PROJETO REALIZADO COM INCENTIVO DO PROMIFIC – PREFEITURA DE PONTA GROSSA – SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA – CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL. Realização: Grupo de Teatro Universitário da UEPG. Apoio: Atteliê Criativo, CECI, UEPG, PROEX, DAC. Patrocínio: GMAD
Você pode gostar:
A vida é uma peça de teatro e… como é viver de teatro no interior do Paraná?
Iniciativa cultural leva oficinas e peças de teatro a Catanduvas, região rural de Carambeí
Palmeira recebe curso gratuito de iluminação cênica nesta sexta-feira