Mudanças nas Políticas de Cobrança da Unity Geram Preocupação na Indústria de Desenvolvimento de Jogos

Por Thais Pluskota

O mês se setembro começou com uma notícia muito assustadora para game dev e gamer fãs da Engine Unity.

Nos últimos meses, a Unity Technologies, uma das principais empresas de desenvolvimento de engines de jogos, anunciou mudanças significativas em suas políticas de cobrança, o que gerou preocupações e debates na indústria de desenvolvimento de jogos. As mudanças, que incluem novas estruturas de preços e licenciamento, estão afetando desenvolvedores independentes, estúdios de médio porte e grandes empresas de jogos.

As Mudanças em Detalhes:

  • Assinaturas Baseadas em Receita: Uma das mudanças mais controversas é a introdução de assinaturas baseadas em receita para estúdios de médio porte e grandes empresas. Isso significa que, à medida que um jogo obtém mais sucesso e gera mais receita, os desenvolvedores terão que pagar uma porcentagem maior de suas receitas à Unity.
  • Limites de Lucro e Tiers: A Unity também anunciou a introdução de limites de lucro para licenças de uso gratuito de sua engine. Isso significa que os desenvolvedores que ultrapassarem um certo limite de receita serão obrigados a atualizar para uma licença paga, independentemente do tamanho de sua empresa.
  • Taxas de Serviços em Asset Store: Além das mudanças na licença da engine, a Unity anunciou um aumento nas taxas de serviços para desenvolvedores que vendem ativos na Unity Asset Store, um mercado importante para recursos e ferramentas de desenvolvimento de jogos.

Reações da Comunidade de Desenvolvedores: As mudanças na política de cobrança da Unity geraram uma variedade de reações na comunidade de desenvolvedores:

  • Preocupação Financeira: Muitos desenvolvedores independentes e estúdios menores expressaram preocupações sobre como essas mudanças afetarão suas finanças, especialmente se tiverem jogos de sucesso.
  • Reconsideração de Alternativas: Algumas empresas começaram a considerar alternativas à Unity, explorando outras engines de jogos e ferramentas de desenvolvimento disponíveis, tais como Godot e Unreal.
  • Diálogo com a Unity: A Unity Technologies anunciou que está disposta a ouvir os comentários e preocupações da comunidade de desenvolvedores e que está revisando suas políticas com base no feedback recebido.

Mas o que isso significa?

Significa que embora a Unity Technologies tenha uma posição dominante no mercado de desenvolvimento de jogos, as mudanças em suas políticas de cobrança têm gerado incerteza e apreensão entre os desenvolvedores. A comunidade de desenvolvimento de jogos está observando de perto como essas mudanças afetarão seus projetos e orçamentos futuros. A Unity Technologies deve enfrentar o desafio de equilibrar suas necessidades financeiras com o desejo de manter a confiança e o apoio de sua base de usuários em constante crescimento. O diálogo contínuo entre a empresa e a comunidade será fundamental para moldar o futuro das relações entre a Unity e seus desenvolvedores. 

Mas em que isso nos afeta, como meros mortais?

A Unity cobrando por download, muitas empresas poderão ter prejuízos utilizando a Engine, e jogadores, também poderão ser prejudicados, pois, aquele game que tanto amamos, desenvolvido pela Unity, poderá deixar de existir, pois a empresa não conseguirá custear os custos por Download. Por consequência os jogos criados por essa Engine ficarão mais caros para nós jogadores.

Complicado né.


Thais Pluskota é Game Design na empresa Sanplus Game Studio. Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Entusiasta nos temas sobre games e educação.