Foto: Arquivo/ Larissa Hofbauer

Palhaçaria é tema central do 51º Fenata

No dia 26 de outubro de 2023 inicia mais uma edição do Festival Nacional de Teatro (FENATA). Este ano o FENATA traz como tema a palhaçaria, que consiste em apresentações com uma linguagem mais circense. 

As apresentações do Fenata deste ano estão divididas em categorias: teatro para adultos, teatro para crianças, teatro de rua, teatro de bonecos/animação, mostra paralela e mostra especial. As apresentações são realizadas dentro dos teatros, nas ruas, colégios e outras localidades de Ponta Grossa.

Na abertura das apresentações acontece a peça ‘Ai! Sumiram os brinquedos’, voltada para o público infantil. A apresentação aconteceu no Palco SESI no lago de Olarias às 9:30h e às 14 horas. 

Durante a semana acontecerão outras apresentações como na sexta-feira acontece a peça infantil ‘Arara, gralha e pinhão’  também às 9:30h e 14h no lago de Olarias. Já no sábado bem cedinho, às 9:30, acontece o ‘Cortejo de palhaços’ com saida da praça dos Polacos indo até a Estação Saudade. No período da tarde, no Lago de Olarias acontece a peça infantil ‘Fada Maria’ às 16:00 e teatro LAMBE-LAMBE com ‘Motirõ’ às 17:00. E para finalizar o dia às 18h PALHAÇARIA ‘Gargalhar para desestressar’. Quer saber a programação completa? Basta acessar o site do FENATA.

 Quando tudo começou

O primeiro festival aconteceu em 1973 e até os dias de hoje o FENATA está ativo de forma ininterrupta, sendo parte do calendário oficial da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pelo FENATA passam artistas de Ponta Grossa e do Brasil e também grandes nomes nacionais como Matheus Nachtergaele, Vladimir Brichta,e Letícia Sabatella e Julia Lemmertz.

Este ano tem mais uma novidade, não acontecerá premiações, como aconteceu nos anos anteriores, tornando o festival uma mostra de teatro. 

Atualmente o FENATA é realizado pela UEPG e pela Fauepg (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico), com patrocínio da Itaipu Binacional, Sesi, Unimed e Belgotex do Brasil e apoio do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa (ComturPG), Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa,  Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, Fecomércio, Sesc e promoção da RPC.