Foto: Banco de Imagens gratuitas/Canva.

Sarau Cultural Online promove arte e cultura em todo o Brasil

Organizado por Leticia Freitas dentro do ambito do projeto Subterra, o sarau está unindo artistas e fazedores de cultura de todo o Brasil, de forma gratuita

No último dia 29 de setembro, às 19h30, aconteceu o primeiro Sarau Cultural Online, promovido pelo projeto Subterra. Com o objetivo de unira classe artistica , celebrar a arte e divulgar a cultura, o Sarau reuniu 15 artistas que apresentaram seus trabalhos.

 O Sarau, que é totalmente gratuito, é dividido em dois momentos. Um dia é dedicado aos escritores, que podem apresentar poesias, micro contos e divulgar seus livros e o outro dia é direcionado aos artistas das artes visuais e outras formas de expressão. O Sarau é sempre marcado em horários acessíveis para que todos possam participar. Leticia Freitas, produtora cultural e idealizadora do Sarau conta que, os próximos serão agendados dependendo da participação do público e do interesse.

“O principal objetivo ao criar o sarau é criar um espaço acessível para a expressão artística, onde pessoas que ainda não têm tanta visibilidade podem apresentar seu trabalho. A ideia é conectar artistas, escritores e outros criativos de diversas áreas, criando uma rede de apoio e uma comunidade fortalecida.” explica Leticia Freitas. Além disso, ela conta que quer inspirar mais pessoas a se envolverem com a arte e mostrar o poder da cultura como uma forma de transformação pessoal e social.

 O processo de participação como apresentador ou ouvinte é muito simples. Um formulário é aberto e artistas do Brasil todo podem se inscrever. A divulgação do formulário acontece através do Instagram Subterra e do Grupo de divulgação do projeto.

Giovani Coelho de Souza, conhecido por seu nome artistico Inominável Ser, participou do Sarau Cultural. O escritor e poeta, com diversos trabalhos já publicados, escreve desde criança e mora no Rio de Janeiro. Ele contou que a sua experiência foi a melhor possível no Sarau. “Pude falar da maneira como vejo em mim o processo criativo de escrever um poema e sobre o meu contato pessoal com a Poesia. É o segundo Sarau do qual participo e a experiência sempre é algo muito rico por causa do próprio processo de envolvimento que eu possuo com as Letras.” complementa. O escritor também destaca que o contato com outros produtores culturais de diferentes áreas é muito enriquecedor.

Conheça o projeto Subterra e Leticia Freitas

                Com o objetivo de conectar os artistas de diferentes manifestações artisticas, o projeto montou uma rede de troca de conhecimentos entre artistas e promove alguns projetos de colab, o Sarau Cultural e trocas de iniciativas culturais. Você pode acompanhar o trabalho do projeto através do Instagram.  

O Subterra é um projeto voltado para cultura, arte e empreendedorismo, com o objetivo de ajudar artistas, principalmente da comunidade parda e negra a transformar suas paixões em negócios lucrativos e sustentáveis. “Também promovemos eventos culturais, como o sarau online, e outras iniciativas que incentivam o networking entre artistas e empreendedores, criando oportunidades de aprendizado, visibilidade e crescimento.” comenta a produtora cultural.

                Leticia Freitas tem 20 anos e é estudante de Produção Cultural, com formação técnica em Administração e especialização como Agente Cultural. É especialista em tráfego pago e marketing com quatro anos de experiência na área. A produtora cultural também é artista, sendo iniciante como MC de batalha de rima e cantora. Leticia tras a visão periférica e rebelde para o cenário artístico, inspirando outros a se expressarem por meio da cultura. Aos 15 anos, fundou a sua primeira empresa, escolhendo um caminho de inovação e impacto social. Atualmente gerencia três empresas e um projeto social. É apaixonada por desenvolvimento pessoal. “Como mulher parda de periferia quero mostrar a  força transformadora da cultura e do empreendedorismo.” complementa.