Com informações da Assessoria
O Museu Cenas de Ponta Grossa lançou esta semana uma nova exposição virtual em seu site, agora com fotografias históricas e inéditas da comunidade Vila Nova. O acervo, que conta com imagens das décadas de 1980, 1990 e 2000, retrata o cotidiano familiar e o desenvolvimento do local. A exposição integra o projeto Cenas da Cidade, realizado pela Estratégia Projetos Criativos em parceria com a ABC Projetos Culturais, e pode ser acessada pelo www.museucenas.com.br .
Localizada entre o Centro e a Vila Estrela, a comunidade da Vila Nova surgiu há cerca de 50 anos. Com o passar do tempo, o local se expandiu, novos moradores chegaram e, atualmente, está dividida em Vila Nova I, II e III. A exposição ‘Vila Nova: Sujeitos Históricos’ revela os costumes e trajetórias de vida destas pessoas e ajuda a contar a história de Ponta Grossa sob o olhar das famílias.
“Essas imagens nos convidam a ver a Vila Nova sob uma nova perspectiva. Elas rompem com visões preconceituosas e nos lembram da importância de reconhecer os múltiplos protagonistas da história da cidade”, comenta Eduardo Teleski, historiador responsável pela curadoria da exposição. “A história de Ponta Grossa é diversa, plural e feita de muitas vozes. Os registros aqui apresentados não mostram apenas moradores da Vila Nova: mostram sujeitos históricos, e as imagens, documentos históricos”, finaliza.
A foto mais antiga da exposição é de 1986 e tem em primeiro plano Francisco Ramos dos Santos, conhecido como Chicaite, um dos primeiros moradores da vila, e ao fundo a comunidade no início de sua formação. A imagem foi doada por sua neta, Maria Aparecida Cardoso, durante um mutirão realizado pela equipe do Museu Cenas na comunidade para digitalizar e catalogar as fotografias que compõem o novo acervo digital.
Festas de aniversário, almoços, casamentos, partidas de futebol e saídas entre amigos também foram escolhidos para compor a narrativa de um bairro vivo, formado por pessoas que ocupam um espaço na história e memória social da cidade. Ainda, para além da vida em comunidade, a exposição retrata o uso de diferentes espaços da cidade pelos moradores, como o Parque Ambiental, a Catedral Sant’Ana e a Praça Marechal Floriano Peixoto. Para além da exposição virtual, quem quiser conhecer todas as fotografias digitalizadas pode ir na aba Pesquise, clicar em Pesquisa Avançada e logo em seguida escolher o Acervo Vila Nova.
Para Eduardo Godoy, diretor da Estratégia Projetos Criativos, o projeto Cenas da Cidade permite conhecer diferentes espaços da cidade através de acervos pessoais e antes não divulgados. “Buscamos digitalizar, catalogar e disponibilizar ao público fotografias que contam a história da cidade por diversos ângulos e olhares, com foco nas famílias de diversos bairros e distritos”, explica. Atualmente o museu está coletando fotografias também nos distritos de Guaragi, Itaiacoca e Periquitos, e da Comunidade Remanescente Quilombola Sutil. O projeto é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal | Prefeitura de Ponta Grossa – Secretaria Municipal de Cultura.
Museu Cenas
Em funcionamento desde 2021, o Museu Cenas é um repositório digital que possui mais de 5 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares catalogadas, digitalizadas e disponíveis ao público de forma gratuita e virtual. As temáticas e épocas presentes nos arquivos são variadas e contam a trajetória da cidade e da população de Ponta Grossa através de locais, construções, eventos e pessoas. O acesso é gratuito e simplificado pelo www.museucenas.com.br.
Você pode gostar:
Museu Cenas revela imagens de álbuns escolares de PG em nova exposição
Fotografias inéditas de Guaragi são tema de exposição virtual
Exposição fotográfica destaca fachadas de imóveis históricos em Ponta Grossa