Levar as mulheres à ação. Este é o objetivo do livro ‘O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou’ baseado na peça de mesmo nome estrelada pela atriz, diretora e dramaturga Michella França, que escreveu o monólogo reunindo experiências de abuso e violência vivenciadas por várias mulheres. O lançamento é aberto ao público e acontece nesta terça-feira (4), às 19h, no Estação Hub.
Michella conta que o livro traz a dramaturgia da peça na íntegra e relata as angústias e as dores de uma mulher que viveu um relacionamento abusivo por 15 anos. Em meio a tanto sofrimento, ela se redescobre e encontra forças para ser feliz de novo. “Desde a estreia do espetáculo, em 2019, a gente percebeu que a peça tem um impacto profundo em muitas mulheres. A ideia de transformar o texto em livro veio justamente para que ele possa atingir ainda mais pessoas”, justifica.
De acordo com a autora, o objetivo é que as mulheres que ainda não tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo, possam ter contato com a história através do livro. “A gente espera que o texto ajude as mulheres a refletirem se não existe alguma coisa errada no relacionamento delas e servir de alerta para aquelas que estão sofrendo abuso e ainda não tinham se dado conta disso. Mas também que ele mude alguma coisa na vida delas, mostrar que há um caminho, que é possível se libertar e ter a sua vida de volta”, frisa.
Ela acredita que o livro será mais uma ferramenta para informar e conscientizar as mulheres sobre os vários tipos de violência, além de servir como um incentivo para que elas possam romper com esse ciclo. “Quando a mulher se reconhece nesse ciclo de violência, ela tem a possibilidade de escolher sair dele. A peça dá essa motivação e traz esse conhecimento para a mulher tomar alguma atitude em relação à vida dela e, com certeza, o livro também vai ter esse poder”, destaca.
O lançamento do livro integra as atividades do projeto ‘Mulher, Consciência e Ação’, aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura e produção executiva da ABC Projetos. Entre as atividades, estão previstas dez apresentações da peça ‘O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou’ em escolas públicas de Castro, Carambeí, Palmeira, Imbituva e Tibagi. Logo após o espetáculo, haverá uma palestra e uma roda de conversa com a assistente social Bruna Woinorvski de Miranda, especializada no combate à violência contra a mulher.
LANÇAMENTO
Livro: ‘O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou’
Autora: Michella França
Data: 04/10
Horário 19h
Local: Estação Hub

Comentários
Você pode gostar:
Livro sobre violência doméstica une conscientização e arte
Centro de Cultura recebe lançamento do livro “Entre Asas e Raízes”
Hécate Literatura valoriza autores paranaenses e democratiza o acesso à leitura