Com informações da Assessoria
O espetáculo ‘Memórias’ foi apresentado aos moradores de três lares para pessoas idosas, em diferentes municípios dos Campos Gerais. A primeira apresentação foi na Instituição de Longa Permanência para Idosos 25 de Novembro em Palmeira. A segunda cidade a receber a peça foi Tibagi, com apresentação na Casa Nosso Sossego e na sequência o Asilo Lar Bom Jesus em Jaguariaíva recebeu o espetáculo. A peça escrita e dirigida por Michella França (Grupo Dia de Arte), estrelada pela atriz 60+ Terezinha Musardo e com participação do músico e ator Lucas Sequinel integrou as ações de contrapartida social do Festival Memorabilia que reverbera ações do projeto até o momento.
A trama narra a história de uma senhora de 75 anos, que mora sozinha e é convidada para viajar com seu filho. Enquanto organiza as malas, ela se depara com recordações de seu passado, revivendo memórias boas e ruins que moldaram sua vida e identidade.
As conexões criadas com o público por meio das músicas interpretadas pelos atores, transportam os espectadores de volta aos anos 60 e 70, levando-os a reviver momentos do passado e a relembrar as experiências da infância e adolescência. A montagem promove uma reflexão sobre a importância das memórias na formação da identidade de cada pessoa ao longo da vida. A personagem principal demonstra força e resiliência que podem ser encontradas nas memórias, mesmo quando elas recordam de momentos desafiadores.
A peça teatral despertou sentimentos diversos em quem assistiu. A diretora Bianca Francine Jorge, da Casa Nosso Sossego, de Tibagi, relata que o teatro encantou a todos. “Os idosos ficaram bem emocionados. Para eles, participar desse tipo de atividade é uma forma de sair da rotina, então a peça os levou para um outro mundo por um momento”, destaca a diretora.
Para Thiago Balduino Castilho, enfermeiro responsável técnico da ILPI 25 de Novembro, a apresentação teve significativa relevância, pois “idosos amam receber atenção, e com essa apresentação, eles se sentem amados e presentes na vida social. Em específico, o teatro Memórias trouxe não apenas aos idosos, como também aos funcionários, lembranças que remetem sentimentos saudáveis”, afirma.
Elaine Motta, assistente social do Asilo Lar Bom Jesus, de Jaguariaíva, ressaltou a importância da reflexão sobre a identidade de cada um. “O teatro é, sem dúvida, uma terapia, onde proporciona estímulos emocionais, cognitivos e físicos. É uma maneira de recriar a vida no palco”.
Para a atriz Terezinha Musardo foi um prazer poder se apresentar para o público das três cidades e agradece pela oportunidade proporcionada pelo projeto Memorabilia Festival. “A cada apresentação do espetáculo, me senti acolhida e acarinhada por cada um. Voltei com o coração quentinho e com certeza de que ‘Memórias’ deixou uma mensagem em cada um a quem me apresentei “.
Festival Memorabilia
O Festival Memorabilia aconteceu entre os dias 12 e 14 de julho, no Cine Teatro Ópera, com atividades como Mostra Regional de Talentos Musicais, bate-papos, shows e exposições interativas. Todas as atividades foram gratuitas.
A programação de contrapartida social continua nas próximas semanas com oficinas de expressão corporal 60+ em municípios da região.
Incentivado através da Lei Paulo Gustavo – Selo Paraná Festivais – da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, foi realizado pela Diálogos Culturais com direção geral de Eziquiel Ramos e produção de Rafaela Prestes (Inspire Projetos Criativos) e Eduardo Godoy (Estratégia Projetos Criativos). O projeto teve ainda o apoio da RPC e da loja Rujô.
Você pode gostar:
PG recebe espetáculo teatral com entrada gratuita neste sábado
1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Ponta Grossa está com inscrições abertas
‘Dia de Arte’ comemora 10 anos com festa e programação especial