Com informações da Assessoria
No próximo sábado, dia 9, às 16hrs, o Grupo de Teatro Universitário (GTU) da UEPG apresenta a peça Aquele que diz, aquele que diz não escrita por Bertolt Brecht e dirigida por Gabriel Vernek. O espetáculo, que faz parte da programação do 52° festival Nacional de Teatro (FENATA), é gratuito e acontece no auditório da UEPG. Os ingressos podem ser adquiridos no dia 9 em frente ao auditório.
O texto conta a história de um menino que, diante de uma grave epidemia, decide enfrentar uma perigosa caminhada em busca de remédios e instruções para sua mãe. O menino acaba adoecendo na viagem e o grupo precisa decidir se segue a viagem mesmo sabendo que a presença do menino coloca a missão em risco.
A peça foi escrita entre 1929 e 1930 e faz parte do núcleo de peças didáticas do teatro épico. Gabriel Vernek explica que as peças didáticas servem para educar a sociedade sobre questões políticas e dilemas sociais. “Embora seja uma peça da década de 30, ela tem ainda valores contemporâneos, pra que a gente entenda sobre a relação de comunidade e possa mudar as convenções que não são boas pra todo mundo.” aponta o diretor.
Gabriel Vernek explica ainda que a construção da peça é uma adaptação do texto original com uma construção contemporânea. “ É uma peça que precisa ser atualizada, no meu olhar como artista a musicalidade faz muito sentido. Eu trago a sonorização, trago a relação com o espaço, a entrada e saída de personagens, a apropriação do espaço teatral e arquitetônico, então de fato é uma peça que conversa muito com a contemporaneidade.” observa.
“Aquele que diz sim, aquele que diz não” é o segundo espetáculo do GTU desde sua reestruturação em 2022 e marca o aniversário de 51 anos do grupo.
Você pode gostar:
Espetáculo Carolinas – É tempo de se aquilombar! acontece nesta sexta-feira
Hoje começa mais uma edição do FENATA
‘O Cubo Mágico’ encerra jornada de arte e inclusão em PG