O Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos 2024) encerrou suas atividades na última sexta-feira (07), deixando um saldo positivo e um legado cultural significativo para a cidade de Ponta Grossa. Promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, o evento foi realizado na Biblioteca Pública Municipal e em alguns colégios municipais, envolvendo a comunidade escolar e amantes da literatura.
A abertura oficial da Flicampos ocorreu na quarta-feira (05), na Biblioteca Pública Municipal. A cerimônia contou com a presença de autoridades, escritores locais e um público entusiasta da literatura. O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, destacou a importância do evento: “Nossa proposta é reunir esses artistas escritores em um ambiente de literatura. Queremos, assim, valorizar esta proximidade do livro, com o autor e o público consumidor, promovendo o sentimento de pertencimento e, sobretudo, de orgulho ao que se produz, em termos literários, em Ponta Grossa”.
Durante os dias 6 e 7, a Biblioteca Municipal Bruno Enei foi palco de uma série de atividades literárias, contações de histórias e brincadeiras para as crianças, proporcionando momentos de diversão e aprendizado. O evento foi marcado pela interação direta entre os escritores ponta-grossenses e o público. Escritores como Marcelo Vieira, conhecido como Gari Poeta, e Jacqueline de Mattos foram alguns dos escritores locais que participaram, compartilhando suas obras e experiências com os participantes. O evento também marcou o encontro e escritores locais que não se conheciam.
Marcelo Vieira comentou sobre a experiência: “Fiquei muito feliz, pois o evento incentiva a leitura e aproxima os autores do público. Para mim, foi fundamental, porque gosto de ler e escrever, e o hábito da leitura deve estar presente no cotidiano das pessoas. Quem lê é bem informado”, comenta o escritor.
Jacqueline de Mattos destacou a qualidade e a organização do evento, além da alegria das crianças. “Foi um evento fantástico e muito bem organizado. A alegria das crianças foi contagiante. Fiquei impressionada com a beleza da Biblioteca Pública, que se mostrou um ambiente convidativo e atrativo para a leitura. A forma como está organizada e decorada realmente estimula jovens, crianças e adultos a ocuparem o espaço.”, comentou Jacqueline.
Além das atividades na Biblioteca, a Flicampos 2024 expandiu suas ações para colégios municipais, como Vereador Orival Carneiro Martins, Prof. Osni Vilaca Mongruel, Deputado Djalma de Almeida, Prof. Kazuko Enoe e Colégio Alfa. Essas atividades promoveram a leitura e o envolvimento literário entre estudantes e professores, reunindo a comunidade escolar em diferentes pontos da cidade. Os trabalhos das professoras foram notáveis, contribuindo significativamente para o sucesso do evento.
O evento contou com dezenas de escritores da cidade, que ocuparam diferentes espaços da Biblioteca, interagindo com o público e enriquecendo o ambiente literário. A programação variada e gratuita atraiu um público diversificado, reforçando o papel da Flicampos como um importante evento cultural na região.
Com o encerramento do Flicampos 2024, fica evidente a importância de eventos literários para a valorização da cultura local e a promoção do hábito da leitura. A expectativa é que, nos próximos anos, o festival continue a crescer e a inspirar novas gerações de leitores e escritores em Ponta Grossa.
Acompanhe como foi o evento através deste vídeo publicado no Youtube!
Você pode gostar:
Livro Marasmo critica a sociedade atual de uma forma simples e intensa
Escritora dos Campos Gerais lança livro na Bienal em SP
Livro infantil de escritora ponta-grossense destaca as riquezas do Paraná